Ainda sobre o Exame Nacional de Física e Química

Date: Fri, 16 Jul 2010 18:57:36 +0100

Viva!
Hoje, com mais tempo, fiz uma breve pesquisa sobre a autora do texto que o Ministério da Educação apresentou. Já agora, a resposta pretendida era:

«

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO

 

1.1.

…………………………………………………………………………………………………………………………….. 5 pontos

Aumento da acidez da água do mar ou diminuição da concentração de iões carbonato em

solução.

1.2.

Versão 1 – (D); Versão 2 – (C) …………………………………………………………………………………. 5 pontos»

E desde quando é que um PH de 7,8 é ácido? E o erro fundamental, subjacente a isto tudo, que é o facto de primeiro ser necessário um aquecimento dos oceanos para, daí a uns milhares de anos, o CO2 acumulado ser libertado para a atmosfera, ou pelo contrário, um arrefecimento oceânico que daí a milhares de anos vai causar a absorção de CO2 atmosférico?

Mas quem é a Jennifer Steinberg Holland que escreveu aquele texto? É uma redactora-sénior da National Geographic com formação em biologia conservacionista e com um historial de artigos alarmistas como alegado o degelo do Ártico ou o fantasioso risco de extinção das lesmas do mar. Chega até a escrever num artigo sobre uma expedição em que participou que a espessura da calote ártica diminuiu 40%, o que é claramente ridículo!

A edição de Novembro de 2007 desta revista, da qual o texto foi tirado, também está cheia de alegações pseudo-científicas que não encontram justificação nos dados que qualquer pessoa pode pesquisar. Por exemplo, um ensaio fala das «Novas Contas do Carbono» e, começando por dizer que é impossível prever os efeitos de uma duplicação do CO2 atmosférico, parte de seguida para previsões sobre isso mesmo. Claro que quem diz que a Humanidade se desenvolveu a uma temperatura média de 14 graus centígrados e que isso agora está a mudar, não fez o trabalho de casa. Já vos enviei, em emails anteriores, gráficos sobre as alterações de temperatura respeitantes a 150, 2000, 400k e 800M de anos atrás que mostram a falsidade deste tipo de afirmações. Ou a alegação de que «o aquecimento já registado iniciou o descongelamento de quase tudo o que havia congelado sobre a Terra, alterou as estações e os padrões de pluviosidade e provocou a subida dos níveis do mar» que, também anteriormente já demostrei ser totalmente falsa.

Como é que “junk-science” deste tipo é publicada na National Geographic? Da mesma forma que, tanto na revista como nos canais de televisão, passam o credo alarmista sobre temperaturas infernais, subidas do nível do mar impossíveis, glaciares a derreter (mesmo os que não estão!), e pregam o credo ambientalista, vegetariano, socialista e anti-desenvolvimento… Mas calam-se quando alguma dessas alegações se prova estar errada!

Já vimos, portanto, que um texto de uma revista não peer-reviewed foi incluído num Exame Nacional e que era exigido aos alunos que concordassem sobre a acidificação dos oceanos. E se alguém mais informado respondesse que nem os mecanismos são bem compreendidos nem as variações de PH referidas são credíveis, o que é rigorosamente verdade? Perderia 5 pontos em 200? Que sistema de ensino é este em que um aluno não pode chumbar por faltas, e no entanto, é penalizado nas notas se der uma resposta correcta, mas, contrária àquilo que o sistema pretende? Nos países comunistas, quando se perguntava aos alunos o nome dos regimes ocidentais, a resposta pretendida era “capitalismo” e, no caso dos EUA e Reino Unido, a melhor pontuação era dada a quem respondesse “imperialismo capitalista”. Se alguém respondesse “democracia”, não só era penalizado como podia arranjar complicações com as polícias políticas! Alguém vê diferenças entre os dois casos?

A conclusão que podemos tirar disto é só uma: o sistema de ensino nacional degradou-se de tal modo com as teorias pedagógicas pós-modernistas que, no presente, em vez de ensinar, é um meio de doutrinação ambientalista/socialista, tal como transparece ao analisar os programas das principais disciplinas.

Cumprimentos!

António Gaito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: