Conforme pedido…

Date: Sat, 17 Jul 2010 22:31:53 +0100

Viva!
Conforme pediste, tirei o teu contacto da lista de endereços que utilizo para enviar os mais variados tipos de mensagens ou, como lhe chamaste, SPAM.
Mas não posso deixar de responder ao conteúdo do teu email e formular-te algumas questões:

1 – Nunca me arroguei de cientista junto de ninguém – aliás, nem a licenciatura em Arqueologia (uma área científica) acabei ainda! -, embora tenha competência académica no domínio da paleoclimatologia e, obviamente, conhecimentos de diversas outras áreas. Alguma vez invoquei qualquer competência, mesmo das que possuo, como argumento de autoridade – uma conhecida falácia? E desde quando é que a competência em alguma área determina a veracidade do trabalho efectuado?

2 – Qualquer informação contida nas minhas mensagens é reproduzida com total exactidão, referência às fontes e de domínio público. Qualquer opinião que dê é acompanhada dos devidos fundamentos ou dos meios de pesquisa para qualquer pessoa poder conhecer os dados que me levam a opinar em determinado sentido. Tudo sempre no uso da língua portuguesa de forma clara e precisa. Não é nisto que consiste o profissionalismo?

3 – Disponibilizar informação e esclarecer os meios de obtenção de dados que permitam a qualquer pessoa, por conta própria, verificar a veracidade daquilo que lhes é transmitido e formular uma opinião esclarecida, em vez de acreditar em tudo o que se ouve e lê, parece-me um dever de cidadania. Visto ser isto que eu faço, quando dizes que não gostas dos meus métodos estás a afirmar que não aprovas a circulação de informação ou, simplesmente, que a informação que eu ponho a circular abala o teu sistema de crenças e, portanto, não gostas que seja divulgada?

4 – Quando escreves “se acreditas mesmo nisto”, estás a cair numa falácia. Eu formulo as minhas opiniões com base nos dados que chegam ao meu conhecimento. Em nenhum momento se coloca a questão de acreditar ou não em algo. Não afirmo que “eu” é que estou correcto e os outros errados, mas, em vez disso, divulgo as minhas opiniões e os motivos que me levam a pensar de determinada forma, não excluindo a hipótese de ser eu a estar errado, o que acontecendo, reconheço prontamente. Alguma vez, em qualquer situação, contra-argumentaste com informação que demonstrasse algum erro da minha parte? E não consideras que acreditar em algo é do dominio da religião ou política e não da ciência?

5 – Por fim, não acreditas (e agora estamos no domínio ideológico) que veícular informação e estimular o livre debate sobre uma questão que nos afecta a todos, não só tem todo o cabimento como é um corolário do exercício dos nossos direitos de cidadania?

Agradeço o tempo que possas tirar para responder a estas perguntas.
Com os melhores cumprimentos!
António Gaito

From: xxx
Date: Sat, 17 Jul 2010 11:01:23 +0100
Subject: Re: Ainda sobre o Exame Nacional de Física e Química
To: o_impertinente@hotmail.com

ó pseudocientista que chamas aos outros pseudo cientistas que fizeram disso a vida deles. tira-me desta pseudo mailing list que me faz sempre perder pseudo imenso tempo, pseudo imenso porque nao tenho imenso tempo. arranja um bocado de pseudo imenso tempo e faz as coisas com profissionalismo em vez de andares armado em pseudobloquista a morder os calcanhares dos outros com pseudo politiquices.
tirei toda a gente que spamas porque sei que o texto pode criar susceptibilidades. sei das tuas capacidades mas nao gosto dos teus metodos. se acreditas mesmo nisto, continua. tal como disse o michael moore, que também sei que nao gostas muito

That’s my point. His freedom of speech shouldn’t be taken away just because he can’t afford health insurance.

abc

Deixe uma Resposta

