Falecimento de um Homem Honesto

Date: Mon, 28 Jun 2010 01:28:20 +0100

Viva!
Acabei de ler no Ecotretas a notícia do falecimento do Engenheiro Rui Moura.
Não tive o prazer de o conhecer pessoalmente, mas, certamente fiquei humanamente mais rico com o que aprendi ao ler o seu blog – Mitos Climáticos – e a ver as poucas intervenções que teve na comunicação social.
Um Homem Honesto, de uma gesta escassa nos dias que correm, que dedicou os últimos anos da sua vida a divulgar aquilo em que acreditava: a ciência. Não era pago por ninguém para defender esta ou aquela opinião, tal como Galileu ou Giordano Bruno ou Copérnico e tantos outros que enfrentaram sozinhos o poder das ideologias estabelecidas e pseudo-consensuais. Correu contra a corrente, não por uma fé dogmática em algo concreto, mas, pela validade do método utilizado para chegar às conclusões… Pela verdade dos dados utilizados para formular opiniões, produzir recomendações e tomar decisões que nos afectam profundamente, desde a lavagem cerebral operada pelos média até aos milhões obscenamente gastos num não-problema que beneficiam, sobretudo, as grandes empresas do sector energético e financeiro.
Portugal fica mais pobre com o seu desaparecimento, tal é a escassez de capital humano deste calibre num país apático e resignado. Homem digno da maiúscula, pode nunca ter recebido qualquer prémio que o reconhecesse nacional ou internacionalmente – aliás, um desconhecido para a maioria! -, no entanto, sinto orgulho de ser filho da mesma pátria que ele e camarada de luta pela honestidade da ciência e da política.
Sit Tibi Terra Levis – que a terra te seja leve! E que outros tenham o rigor e honestidade intelectual com que tu nos habituaste! A História, derradeiro juiz, far-te-á a devida justiça!
Com um sentido pesar!
António Gaito

Uma resposta to “Falecimento de um Homem Honesto”

  1. Novidades no Quarta República « Quarta República Says:

    […] dar-se-á a conhecer melhor. Como ponto de partida da sua co-autoria no Quarta República, em vésperas de se assinalar um ano de falecimento do Engenheiro Rui Moura, referência que recordo como responsável por muito do que hoje sei sobre climatologia e autor do […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: