Planeta tem mais vegetação

Variação do índice de vegetação entre 1981 e 2006.

Viva!

Dois novos artigos científicos  (um deles segue abaixo) confirmam que devido ao aquecimento global registado entre 1975 e 2000, juntamente com o aumento de dióxido de carbono atmosférico,  a vegetação do planeta está a ficar mais densa e a expandir-se. Os autores são claros em explicar o aumento de temperaturas com oscilações da P.D.O. e N.A.O., dois fenómenos naturais e bem conhecidos.

Deve-se acrescentar que o aumento constante de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é um fenómeno maioritariamente  natural. Durante a Pequena Idade do Gelo, o CO2 foi absorvido pelos oceanos e, a partir de 1850, durante o Período Quente Contemporâneo, tem vindo a ser devolvido à atmosfera. O CO2 resultante da queima de combustíveis fósseis representava no ano 2000 3,2% dos gases que contribuem para o efeito de estufa – 0,12% se contarmos com o mais poderoso gás de efeito de estufa, o vapor de água.

Este artigo é pago: Lo, T.-T. and H.-H. Hsu. 2010. Change in the dominant decadal patterns and the late 1980s abrupt warming in the extratropical Northern Hemisphere. Atmospheric Science Letters, 11, 210–215.

Este é gratuito, graças ao climategate.nl: LIU et alli 2010.

Cumprimentos!

António Gaito

3 Respostas to “Planeta tem mais vegetação”

  1. João Paulo Marques Matos Says:

    vejo melhoras nos artigos. obrigado

  2. João Paulo Marques Matos Says:

    Deve-se acrescentar que o aumento constante de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é um fenómeno maioritariamente natural.
    escondes factos. eu sei que disseste maioritariamente, mas o teu estilo é basico…

    Durante a Pequena Idade do Gelo, o CO2 foi absorvido pelos oceanos e, a partir de 1850, durante o Período Quente Contemporâneo, tem vindo a ser devolvido à atmosfera. O CO2 resultante da queima de combustíveis fósseis representava no ano 2000 3,2% dos gases que contribuem para o efeito de estufa – 0,12% se contarmos com o mais poderoso gás de efeito de estufa, o vapor de água.
    continuas.. não tens dados mais recentes? tipo 2005

  3. quartarepublica Says:

    Não escondo seja o que for. Logo de seguida a essa citação, providencio os factos que me acusas de esconder e a ligação para confirmares.
    Foram os dados mais completos e fiáveis que encontrei no tempo que demorei a escrever. Posso, concerteza, pesquisar informação mais recente… É uma boa ideia para um artigo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: