Como o planeta está a arrefecer, voltam a pegar no ozono

Mesmo nas fases naturais de diminuição, há sempre mais ozono nos pólos que nos trópicos.

Viva!

O alarmismo ecologista e a desinformação da comunicação social não parece ter limites. Como o “aquecimento global” está cada vez mais desacreditado, voltam a pegar no bicho-papão do “buraco” do ozono (o termo correcto é diminuição porque o ozono nunca desaparece) – agora no Ártico!

A história já tem umas duas semanas, mas, um comunicado de imprensa emitido ontem teve de ser deturpado para se adequar ao alarmismo politicamente correcto. Na verdade, o que o Centre National de la Recherche Scientifique diz é que o Ártico esteve tão frio neste Inverno – lá se vai a treta do Ártico a derreter! –  que o ozono estratosférico caiu para os níveis mais baixos alguma vez registados nesta região. Numa parte do comunicado é referido que, normalmente, estes acontecimentos são associados aos gases proibidos pelo acordo de Montréal e, sem essa proibição, a diminuição seria mais acentuada. Em nenhuma parte é dito que esta diminuição no Ártico se deve a emissões desses gases!

Mas, o El Mundo faz a ligação e a SIC (não encontrei o vídeo, ainda), que dá a notícia em segunda mão sem investigar, apresenta esta diminuição como tendo sido causada pelo frio e pelos gases que alegadamente destroem a camada de ozono.

Independentemente do efeito de CFC’s e outros gases sobre as moléculas de ozono, o “buraco” na Antártida foi, reconhecidamente, uma fraude – as diferenças de densidade são naturais e cíclicas. Agora, como o cepticismo em relação ao aquecimento global está a aumentar, na mesma medida em que a Terra arrefece, há que arranjar um novo apocalipse iminente para manter o status quo de quem lucra com isto. E nada melhor que um velho conhecido sobre o qual o cidadão comum pouco sabe – o ozono.

Cumprimentos!

António Gaito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: