Quando o Povo tinha coragem…

 

 

Viva!

A imagem em maior detalhe pode ser vista aqui: odiabo.

Trata-se da primeira página do semanário “O Diabo” do dia 6 de Dezembro de 1977, ano da primeira vinda do F.M.I. a Portugal. A primeira de três vezes em que um governo do Partido Socialista teve de empenhar o futuro do país para pagar os desvarios eleitoralistas.

Naquele tempo, os portugueses mostravam na rua a sua opinião: os comunistas punham bombas e os democratas andavam com “mocas de Rio Maior” para se defenderem…

Moca de Rio Maior.

 

Na altura – entenda-se 1977 e 1983 -, diziam que «o voto é a arma do povo – não votes, senão, ficas desarmado!»  Hoje, toleramos todos os abusos da classe política e ainda há quem ofereça o voto a quem arruinou o país. Na altura, abusava-se dos direitos, liberdades e garantias. Hoje, como os usamos cada vez menos, são-nos gradualmente retirados. Na altura, Portugal tinha voz – revolucionários e reaccionários não hesitavam defender na rua o que não era defendido em São Bento. Hoje, com as massas alienadas da política, drogadas com telenovelas, reality-shows e tele-lixo afins, tudo se faz e tudo se permite.

De que nos queixamos, então? Nós, enquanto Povo, acomodámo-nos. Deixámos que outros tomassem conta de nós, porque dava menos trabalho e faziam-no melhor. Entregámos o que tinhamos e empenhámos o que não tinhamos. Até agora, que pedimos aos outros para virem resolver a embrulhada em que nos metemos, continuamos apáticos e a tolerar aquilo que nos impuserem… Os islandeses, gregos e irlandeses, quando chegaram a este ponto, já tinham tomado conta das ruas! Os franceses, por muito menos, erguem barricadas!

No espaço de uma geração, passámos do fervor revolucionário para o conformismo estupidificante. Três bancarrotas em 37 anos de Terceira República só pode significar um rotundo falhanço do regime e da sociedade. Agora, esgotou-se tudo – até a indignação! Até quando mais do mesmo?

Cumprimentos!

António Gaito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: