Nível médio do mar está a descer acentuadamente!

Mesmo que o «worst case scenario» do I.P.C.C. fosse confirmado, isto só aconteceria num espaço de milhares de anos.

Viva!

O nível médio dos oceanos, além da quantidade de água e da expansão térmica, depende regionalmente da pressão atmosférica, dos avancos e recuos da linha de costa devido à sedimentação e dos movimentos tectónicos verticais. Daí não ser possível afirmar com exactidão que estão a aumentar ou diminuir. Porém devido à tecnologia de observação por satélite, é possível calibrar os marégrafos e as boias de observação para ter em conta estas variáveis… E as observações dizem-nos que o nível médio dos mares está a subir ao mesmo ritmo desde o final da última Idade do Gelo, há 10.000 anos. Ou, para sermos mais realistas, há sítios onde o mar ganha terreno, outros onde a terra aumenta!

Mas, a média global é um valor de referência e não deve ser deixada fora de consideração. Pois bem, como os valores não interessavam, uma das principais instituições que compilam essa leitura deixou de actualizar o gráfico habitual… Mas, como os valores continuam acessíveis a todos, o resultado é este:

 

A imagem é cortesia de: http://wattsupwiththat.com/2011/04/17/doing-it-yourself-the-latest-global-sea-level-data-from-jason-shows-a-sharp-downtick-and-downtrend/#more-38140. Podem, seguindo a ligação conhecer a história com maior detalhe.

Os níveis normais de subida do nível médio dos oceanos desceram de uma forma abrupta nos últimos meses! Talvez devido à maior acumulação de gelo na Antártida e nas plataformas continentais do Hemisfério Norte, devido ao actual arrefecimento global; talvez por algum motivo que não tenha explicação conhecida – não vale a pena especular…

Não me dei ao trabalho de procurar hiperligações para este parágrafo, mas, qualquer pequisa pode providenciar as informações: devido ao movimento tectónico vertical, as ilhas do Índico e do Pacífico estão maiores; devido ao assoreamento, mesmo com a quantidade de mangais transformados em explorações de aquacultura de camarão, o Bangladesh ganhou superfície ao mar. E isto não é difundido na comunicação social!

O gráfico que apresento acima não é oficial. Falta conhecer os dados “ajustados” pela Universidade do Colorado. O facto, no entanto, é este: assim que comecou a queda, pararam as actualizações. Isto diz muito sobre a seriedade das instituições que se mantêm a funcionar devido às verbas destinadas ao estudo das alterações climáticas.

Cumprimentos!

António Gaito

4 Respostas to “Nível médio do mar está a descer acentuadamente!”

  1. joao matos Says:

    lanço-te um desafio: quando leres um artigo desse site procura o outro lado da questão e tira a tua conclusão.

  2. quartarepublica Says:

    Costumo ler os dois líderes de opinião, um de cada lado: Watts Up With That e Real Climate.
    Para além disso estou a par dos dados, conforme vão sendo actualizados – alguns estão na barra lateral deste blog.
    Queres discutir os dados? Se me demonstrares que não estão correctos, é uma discussão legítima! A última coisa que eu quero é formar opinião com base em dados errados.
    Só me recuso a formar a minha opinião com base naquilo que outros dizem sobre os dados – sem querer parecer chauvinista, é como dizer que seria capaz de ***er uma moça e afiançar que é o maior pedaço de febra que existe, sem nunca a ter visto desnuda à minha frente!
    Os dados das observações, sem tratamento estatístico, não mentem. Podem é estar errados! Portanto, neste assunto específico – o nível médio do mar -, devolvo-te o desafio: olha para os vários dados “RAW” à disposição e forma a tua opinião.
    Como já disse várias vezes, não me importo de mudar de opinião, perante dados que me contradizem – até já o fiz várias vezes… Porque não tentares o mesmo… ****-se a coerência! O que importa é a verdade!

  3. Climate Wars – Abril de 2011 « Quarta República Says:

    […] desenvolvimento deu-se no que diz respeito à variação do nível do mar. Já o tinha afirmado, mas, o Ecotretas comprovou-o! Depois de cerca de um mês sem actualizações, temos os novos dados […]

  4. Climate Wars – Abril de 2011 « Quarta República Says:

    […] desenvolvimento deu-se no que diz respeito à variação do nível do mar. Já o tinha afirmado, mas, o Ecotretas comprovou-o! Depois de cerca de um mês sem actualizações, temos os novos dados […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: