Mais um prego no caixão do “aquecimento global causado pelo Homem”

Esquema simplificado do balanço radiativo da Terra.

Viva!

Um dos pontos fundamentais na Teoria das Alterações Climáticas de Origem Antropogénica é o aumento da infrared back radiation (não encontro uma tradução correcta para português), em consonância com o aumento do CO2 atmosférico.

Ou seja, se o dióxido de carbono aumenta (sobretudo por razões naturais e, em parte, pela actividade humana), deve também aumentar a quantidade de radiação no comprimento de onda de infravermelhos a ser retida pela atmosfera. Os modelos informáticos utilizados para prever o clima futuro – que nem conseguem reconstituir o clima passado – dão isso como facto provado.

O facto, na verdade, é que a quantidade de radiação solar que, em teoria, devia ser devolvida à Terra pela maior quantidade de dióxido de carbono, está a diminuir. Lamentavelmente, o artigo é a pagar, mas, pode ler-se o abstract.

Desde que, em 1979, se começou a fazer observações de satélite, tudo indicava para que no balanço radiativo da Terra houvesse um limite à quantidade de radiação infravermelha que o CO2 é capaz de reter. Nada está provado, por enquanto, mas, os alarmistas que apontam o dedo ao homem e tentam estrangular a nossa economia com cortes nas emissões deste gás, dão como indiscutível a inexistência desse limite.

Agora, além dos dados de satélite, temos uma medição feita em terra sobre a quantidade de energia que fica retida na atmosfera, em vez de ser devolvida ao espaço… E é cada vez menos! Mas, como o “aquecimento global” – que não existe desde 1998 – é um comboio em movimento com demasiados interesses envolvidos, estamos numa situação em que uma teoria cujos fundamentos foram quase todos demolidos, assenta na fé dos ignorantes e na propaganda dos interessados.

Cumprimentos!

António Gaito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: