“Cap and trade” – mais um esquema para empobrecer o Ocidente

 

Viva!

Tenho, nos últimos dias, lido alguns dos estudos e ensaios que o S.P.P.I. disponibilizou gratuitamente.  Um documento, em especial, captou a minha atenção por ligar dois temas que me são caros: a moeda fiduciária e o “cap and trade“. Nunca me tinha apercebido que os créditos de carbono, no fundo, são apenas outra forma de moeda inventada!

Esquema simplificado: as empresas que emitem menos CO2 podem vender o excedente às que emitem mais.

O facto é que todo o aparelho anti-capitalista que domina o ecologismo parece concordar com este esquema: pagar pela produção industrial (o custo marginal, obviamente, é imputado ao consumidor final) que emite dióxido de carbono ou vender as licenças de emissão, beneficiando os grupos financeiros intermediários e os países sub-desenvolvidos. Na União Europeia e nos E.U.A., onde isto já é uma realidade, estamos a assistir à migração das empresas para países onde, em vez de pagar, recebem para produzir: contraction_convergence.

A grande diferença é que, nos E.U.A., a democracia ainda está nas mãos do povo – e isto é questionado. Na Europa, órgãos não eleitos como a Comissão Europeia têm poder para impôr a adopção de legislação nos Estados membros – e ninguém se opõe! Vale a pena ler: the_european_emissions_trading_scheme.

Mas, aquilo que nunca tinha associado era os créditos de carbono – montantes estipulados politicamente e atribuidos às empresas – ao tipo de moeda que utilizamos – com valor estipulado politicamente e fornecida aos bancos. Ou seja, se podemos criar licenças de emissão com valor financeiro, na verdade, estamos a criar moeda – em consequência inflaciona-se a massa monetária, gera-se lucros para os intermediários, aumenta-se os preços para o consumidor final e retira-se poder de compra ao cidadão comum. É nisto que consiste a “mitigação do aquecimento global” – empobrecer a classe média ocidental e transferir a riqueza para o Terceiro Mundo – que, como a China ou a Índia, não alinham neste esquema.

Uma autêntica lição de Economia Política e das desvantagens do “cap and trade” pode ser lida aqui: manufacturing_money_and_warming.

Depois de ler isto, alguem é capaz de engolir cantilenas destas, em que se usa crianças para fins propagandísticos?

Já agora, este vídeo teve esta resposta:


Cumprimentos!

António Gaito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: