Caracois, alterações climáticas e pseudo-ciência: quem gostar, coma-os…

Viva!

Isto nem merece o trabalho de escrever um artigo, mas, só para dar a conhecer o absurdo a que os pseudo-cientistas com agendas políticas chegaram: journal.pone.0018927[1] – publicado na prestigiada PLoS ONE.

Pesar, fotografar, desenhar, tiras amostras de tecidos, conservar os indivíduos da amostragem… Tudo isso são coisas demasiado científicas e não interessam a ninguém! A «citizen science» é que é politicamente correcta. Portanto, vamos agarrar em relatos de pessoas comuns, sem qualquer regularidade nem verificação, e fazer um estudo sobre o impacto das alterações climáticas – causadas pela actividade humana, obviamente – nas populações de caracóis da espécie Cepeaea nemoralis, ou como se chama na cervejaria em que trabalhei durante muito tempo e onde estou a ajudar durante este Verão, o caracol grande ou “mitra”.

Pode parecer ridículo, mas, chamam a isto um estudo científico. Os dados foram recolhidos durante algumas décadas por observadores voluntários, sobretudo em 2009. Isto é o mesmo que eu fazer um site em que peço às pessoas que, se tiverem estado com atenção, me relatem os avistamentos de Porches amarelos – claro que depois da conferência de imprensa do Futre, os relatos vão aumentar…

Quanto aos resultados, por mais duvidosos que sejam, apontam para nenhuma consequência! Previam que, com o aumento das temperaturas, as cascas ficassem mais espessas, mas, ou estavam errados ou, como as temperaturas médias estão a diminuir desde 1998, as cascas dos bichos estão na mesma… Parece é que os caracois com uma espiral (em vez de duas ou três) estão a aumentar – ninguém sabe porquê, mas, arrisco a apontar um erro de amostragem.

Portanto, quem gostar, coma caracóis à vontade – as únicas ameaças são os ecologistas que os estudam e os apreciadores que os comem! Eu, que não gosto, até os enveneno na minha micro-horta. No próximo ano, talvez mude de atitude e comece a fazer negócio com a minha praga, a Helix aspersa.

Cumprimentos!

António Gaito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: