Climate Wars – Abril de 2011

Viva!

Os antecedentes deste artigo podem ser lidos aqui, aqui e aqui.

É dia 8 de Maio e ainda não sabemos qual foi a anomalia da temperatura global em Abril. Não me recordo, desde que presto atenção a este tema, de um atraso tão grande de TODAS as cinco provedoras destes dados – três baseadas em termómetros e duas em observações de satélite. Se os dados de satélite tardam em ser compilados devido aos estragos na U.A.H.  causados pelos tornados, as outras três instituições não têm outra desculpa a não ser a inconveniência – ou, se calhar, as dificuldades em “ajustar” os dados para mostrar aquecimento!

Como é de uma guerra que se trata – entre realidade e ideologia -, a fileira já portuguesa abriu as hostilidades. O nosso Instituto de Meteorologia publicou este boletim:

«2011-05-05 (IM)

No mês de Abril, no continente, verificou-se a ocorrência de uma onda de calor, registada durante o período mais quente do mês (entre 5 e 19 de Abril), cuja duração nas regiões do interior chegou a atingir entre 13 a 15 dias.

Este mês de Abril foi o 2º mais quente desde 1931, a seguir a 1945, relativamente ao valor médio da temperatura máxima do ar registado (23.08ºC) e ao valor médio da temperatura média (17.10ºC), com anomalias de +4.88ºC e +3.93ºC, respectivamente em relação à normal 1971-2000.

O valor médio da temperatura mínima (11.12ºC) corresponde ao 3º valor mais alto desde 1931, com uma anomalia de +2.98ºC, referente à normal 1971-2000.

As anomalias da temperatura máxima, referentes à normal do mesmo período, calculadas para as estações meteorológicas da rede do IM, foram muito altas, variando entre +2.3ºC em Faro e +7.4ºC em Monção.

O número de dias com valores de temperatura máxima superior ou igual a 25ºC foi igualmente muito superior ao valor normal 1971-2000, registando-se ainda valores superiores ou iguais a 30ºC em alguns locais do interior.

A partir de 18 de Abril, por influência de depressões com expressão aos vários níveis da troposfera, verificaram-se condições de forte instabilidade que originaram aguaceiros, por vezes fortes, queda de granizo e trovoada, em especial nos períodos de 21 a 23 e de 29 a 30. Estas situações de instabilidade afectaram fundamentalmente as regiões Centro e Sul do território, tendo a precipitação atingido em Lisboa/Geofísico os 125.4 ml, cerca de 94% acima do valor normal 1971-2000.

O valor da quantidade de precipitação, ocorrida em Abril foi de 74.8mm, ligeiramente inferior ao valor normal 1971-2000, com uma anomalia de -4.1mm

Já esperava que em Portugal continental houvesse uma anomalia positiva em Abril, mas, +3,93C? Depois de um Março mais frio que a média utilizada (1971-2000), com uma anomalia de -0,45C? O meu alarme de “tretas” disparou, sobretudo pelos motivos apresentados aqui, aqui e aqui.

Outro desenvolvimento deu-se no que diz respeito à variação do nível do mar. Já o tinha afirmado, mas, o Ecotretas comprovou-o! Depois de cerca de um mês sem actualizações, temos os novos dados sobre este parâmetro e, como não podia deixar de ser, “ajustados” para cima! A verdade, porém, é que os 0,3mm por ano que passaram a ser subtraídos não escondem a realidade: o ritmo de aumento do nível do mar, constante desde o final da última Idade do Gelo há 10.000 anos,  está a desacelerar como nunca vimos!

Quanto à tão esperada anomalia de Abril, resta-nos especular… Os dados AMSU mostram que à superfície da terra, Maio começou em terreno positivo, mas, à superfície do mar (a maior parte do planeta), continua negativo: respectivamente o canal 4 e “sea surface” em http://discover.itsc.uah.edu/amsutemps/.

Cumprimentos!

António Gaito

Uma resposta to “Climate Wars – Abril de 2011”

  1. Anomalia das temperaturas globais em Abril – felizmente enganei-me! « Quarta República Says:

    […] após mais de uma semana de espera, as observações de satélite foram publicadas e, para bem de todos, enganei-me na previsão que […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: