O fantasma de Carlos Candal

Candal, 1938-2009.

Viva!

Vem isto por causa de uma pseudo-notícia do Correio da Manhã – «Há um líder de um partido político que é homossexual e até está a subir nas sondagens» -, uma peça jornalística que tem tanto interesse (ou novidade) como dizer que há um presidente de um grande clube de futebol que – desculpem-me a expressão – é um “putanheiro”!

Começo por fazer uma declaração de intenções: não sou um indivíduo tolerante! Reservo-me ao direito de discriminar qualquer pessoa por aquilo que representa ou por aquilo que faz e afecta o colectivo! Como libertário, não discrimino nem tolero aquilo que as pessoas são por natureza, ou aquilo que fazem na sua vida privada – sou simplesmente indiferente!

Ora, como esta carneirada lusitana é tomada por certos políticos como mais analfabeta que aquilo que é, em vésperas de eleições torna-se mais importante discutir a vida privada que a vida pública. Afinal, não anda o Povo drogado todo o quadriénio com tele-lixo e revistas “do coração”? Panem et cirsences, já dizia o Juvenal! Ou, nas palavras do Jorge Perestrelo, «é disto que o meu povo gosta!»

Mas, o povo gosta daquilo que lhe dão… E se o prato do dia forem dejectos literario-jornalísticos, o povo consome e rapa o prato! É claro que isto não esconde o facto de o cheff, neste caso as elites políticas e intelectuais, só poderem parir abaixo de zero – obrigado, Almada, pela maior verdade dita sobre nós!

Parece, hoje, que o fantasma de Carlos Candal volta a assombrar um sufrágio da Terceira República. Para os mais novos, os que têm fraca memória e os que têm “memória curta”, explico: em 1995, Candal, o candidato socialista por Aveiro, escreveu o Breve Manifesto Anti-Portas Em Português Suave. Num brilhante português, impoluto por acordos ortográficos, conseguiu deixar boqiuabertos os analfabetos e os hipócritas – que, por não perceberem ou não querem perceber, imediatamente se dedicaram ao passatempo nacional da coscuvilhice!

Nesse Manifesto, além de Portas, criticava-se o paraquedista e vira-casacas Pacheco Pereira. Português Suave, para quem não sabe, não tem a ver com a marca de tabaco, mas, com o estilo arquitetónico que caracterizava o Estado Novo. O lobby gay – desculpem-me o estrangeirismo, mas, a palavra portuguesa para grupo de pressão política faz-me arrepios – era referido, a par da Maçonaria e da Opus Dei, como fazedor de políticos. Vá-se lá saber como, ou porquê, alguem leu nas entrelinhas que Portas é homossexual… E assim se fizeram as Legislativas de 1995!

Mais recentemente, Sócrates viu-se assombrado pelo fantasma do seu correligionário nas Legislativas de 2005. Os padrinhos socialistas que foram à catequese (parece que a religiosidade esbate o rosa para tons alaranjados), manipularam as marionetas de serviço para espalhar o boato: Socrates e Diogo Infante são amigos íntimos!

Se Sócrates é um bom político? Não! É mentiroso, incompetente, autoritário e, quem sabe, talvez seja corrupto! Se é homossexual? Não quero, nem me interessa saber!

Se Portas é um bom político? Nunca fui apoiante fervoroso, embora tenha o meu apoio nestas Legislativas. Tem muito que explicar sobre o “Caso Moderna”, o Jaguar, os submarinos, as fotocópias do Ministérios da Defesa, et cetera. Se é homossexual? Não podia ser mais indiferente para a minha intenção de voto!

O que não me é indiferente é uma campanha de devassa da vida pessoal! Seja de políticos ou de cidadãos anónimos… E, sem renegar as minhas convicções democratas, um povo que dá mais importância à vida sexual dos políticos que àquilo que eles apresentam a sufrágio, não é merecedor do direito de voto!

Cumprimentos!

António Gaito

Uma resposta to “O fantasma de Carlos Candal”

  1. MARIA FERNANDA Says:

    GRANDE CARLOS CANDAL,!!!! QUE TANTA FALTA FAZ.!!!!!!
    A SUA CRÍTICA ACUTILANTE E OPORTUNA INCOMODAVA
    MUITA GENTE,MAS ERA MUITO A PROPÓSITO…….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: