Marcha-se contra a fome e estraga-se 10 toneladas de tomate

ARTIGO CONVIDADO DE JOSÉ MARIA PIGNATELLI

Decadência

De Talé em “100Histórias” em http://umrumo.blogspot.com.

No dia em que se marchou contra a fome no Porto e em Lisboa, em Braga estragaram-se dez mil quilos de tomate, numa luta importada de Espanha, conhecida como “La Tomatina”.

No Porto, cerca de 1500 pessoas marcharam para colaborar na luta universal contra a fome e contribuíram com 7.500 euros, enquanto em Braga umas centenas deitaram ao lixo mais de 12.500 euros de tomate que, certamente, fariam a diferença no cabaz alimentar de milhares de portugueses que se encontram com enormes dificuldades económicas.

Ora, ontem, mostrámos que somos capazes do melhor e do pior em matéria de importação de ideias.

Mas o que mais impressiona é a estupidez a que estamos votados em copiar eventos que são tradições culturais muito particulares e que só atraem público na origem – “La Tomatina” é uma tradição de Buñol, uma vila perto de Valência, que acontece na última quarta-feira de Agosto e integra as festas em honra de São Luís Beltrão e, têm divulgação nos cartazes turísticos espanhóis.

Assim, não é crível que este esforço dos bracarenses atraia quem quer que seja além fronteiras, e que dinamize o comércio local… Antes, deixou o centro histórico da cidade de Braga a precisar de uma valente limpeza, apesar das protecções que se colocaram.

Também incompreensível é a cobertura dada pela comunicação social a esta “guerra de tomates”, que não deixa de ser humilhante para os milhares de portugueses que passam fome e para um País mergulhado numa crise sócio económica sem precedentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: