Os super-investidores segundo Warren Buffett

Viva!

Warren Buffett não é flor que se cheire, muito menos para nós que gostariamos de continuar a endividar-nos, mas, as agências de rating que este senhor controla consideram que as Obrigações da Terceira República são “lixo”.

Não posso, no entanto, deixar de partilhar esta comunicação que, para quem partilha dos valores capitalistas e gosta de ganhar dinheiro (em vez de viver à custa de subsídios) é uma lição inestimável: superinvestors.

Várias partes são dignas de nota! Tal como a máxima que diz: «para um homem com um martelo na mão, todo o mundo parece um prego». Ou a crítica feita aos economistas da era informática: a quantidade de dados processados é tanta que podem fazer carreira a tratá-los, por menor interesse que tenham… Algo que me diz muito, enquanto estudante de arquelogia, por ter visto tanta tese e artigo a medir fragmentos de cerâmica e artefactos líticos, mas, sem dizer o que são, para que servem e qual é o contexto em que foram escavados.

A maior lição, no meu entender, que se pode tirar deste discurso que Warren Buffett apresentou, diz respeito a como ganhar dinheiro. Trata-se de um apelo a que os investidores assentem os pés na terra e esqueçam tudo o que aprenderam nas Universidades e afins… Façam como todas as pessoas que enriqueceram ao longo da história fizeram: comprem barato! Não é preciso enganar, corromper ou mentir… Basta saber que determinado bem ou posição está abaixo do valor real. Se qualquer merceiro de bairro é capaz de compreender isto, porque raios é que a alta finança não consegue?

Cumprimentos!

António Gaito

Uma resposta to “Os super-investidores segundo Warren Buffett”

  1. Pense Says:

    gostaria que esta mensagem chegasse a este sr.bilionário Warren Buffet:

    Veja a reportagem a respeito da fome e miséria da somália e tantos outros países e pense se precisa de todo este dinheiro para viver e para onde vai após a morte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: