Proposta de Sua Alteza Real

Viva!

Sua Alteza Real, o Senhor Dom Duarte Pio, defendeu a junção daquilo que se comemora nos dias feriados nacionais (25 de Abril, 5 de Outubro e 1 de Dezembro) num só dia – 10 de Junho. Transcreve-se a notícia do Correio da Manhã:

«Duque de Bragança quer concentrar 25 de Abril, 5 de Outubro e 1 de Dezembro, no 10 de Junho

D. Duarte defende aglutinação de feriados

O Duque de Bragança, D. Duarte Pio, sugeriu hoje que se deixem de comemorar os feriados do 25 de Abril, 5 de Outubro e 1 de Dezembro, para aglutinar as respectivas celebrações no 10 de Junho, dia de Portugal e de Camões.

O herdeiro da coroa portuguesa falava ao CM à saída do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde assistiu à homilia do bispo timorense D. Ximenes Belo, que celebrou missa em memória dos combatentes portugueses. 

Depois de ouvir a celebração eucarística do bispo timorense, que recordou as tradições portuguesas espalhadas pelo mundo, D. Duarte Pio considerou o 25 de Abril, o 5 de Outubro, e o 1 de Dezembro como “feriados sectários”. “A melhor maneira de honrar a memória dos combatentes portugueses é celebrar Portugal a 10 de Junho, sem quaisquer conotações políticas”, concretizou o Duque de Bragança.

Após a missa, o herdeiro da coroa deslocou-se para o monumento ao combatente do Ultramar, junto à Torre de Belém, onde foi convidado de honra da comissão executiva que presidiu à organização do XVIII Encontro Nacional de Combatentes, onde foram homenageados os militares mortos nas três frentes de guerra colonial em que Portugal se movimentou, de 1961 a 1974.»

Enquanto humanista, democrata e libertário, tenho de concordar com Sua Alteza. A comemoração de eventos deve ficar à consideração de cada um. No que diz respeito à nação, tanto por motivos económicos como pela divisão que provocam na sociedade, o Dia de Portugal deve ser honrado… Os outros, tradutores de falhanços (25 de Abril de 1974 e 5 de Outubro de 1910), podem bem ser dias de trabalho!

Para ser feriado a 25 de Abril, seria legítimo haver feriado a 25 de Novembro! Para haver feriado a 5 de Outubro, seria mais legítimo comemorar 1143 que 1910! Para haver feriado a 1 de Dezembro, teria Sua Alteza de representar os seus antepassados que restituiram a independência a Portugal, como Chefe de Estado!

Cumprimentos!

António Gaito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: