O futuro de Portugal passa pelo metano (CH4)

Mapa das reservas conhecidas na Europa de gás de xisto.

Viva!

Tiro o chapéu ao Ecotretas por este artigo: http://ecotretas.blogspot.com/2011/04/dark-economy-inside-perspective.html.

Não concordo com o argumento de responsabilizar integralmente a “economia verde” pela actual situação do país, mas, uma grande quota de esbanjamento foi para este “elefante branco”…

Este mapa, que não conhecia, vem numa das hiperligações do artigo que referi. Não posso deixar passar, pois, vem dar razão àquilo que tenho defendido! O metano é a energia do século XXI para Portugal: é uma fonte de riqueza, não polui, dá-nos seguranca e independência energética, cria postos de trabalho e desenvolve todos os sectores da economia – extração, indústria e serviços.

Temos gás natural no Algarve, facilmente recuperável, que pode satisfazer as nossas necessidades, pelo menos, por 15 anos. Temos uma bacia de gás de xisto sob toda a Estremadura, capaz de nos abastecer durante décadas. Com o alargamento dos direitos sobre a nossa plataforma continental até às 350 milhas, seremos o país da Europa com as maiores reservas de hidratos de metano, utilizáveis durante vários séculos e parcialmente renováveis. Podemos produzir metano a partir dos resíduos da pecuária, da agricultura, da silvicultura, do lixo (resíduos sólidos urbanos), dos esgotos (nas ETAR’s) e até a nível doméstico!

Relembrando o que já defendi, além de não ser poluente, o metano (gás natural) tem quatro vezes o potencial energético do petróleo e custa cinco vezes menos, podemos ser auto suficientes e ainda exportar… Não sei o que falta: visão ou vontade?

Cumprimentos!

António Gaito

4 Respostas to “O futuro de Portugal passa pelo metano (CH4)”

  1. joao matos Says:

    o metano é uma energia que, apesar de poder ser criada por forma artificial e orgânica pelo homem é um poluente e uma das causas do efeito de estufa. É uma energia não renovável que na medida que dizes é tão má como o petróleo, gas, ou carvão. o metano também tende a dispersar o oxigénio pelo que pode ser considerado uma ameaça indirecta a saúde humana principalmente nos trabalhadores e outros nas zonas onde estiver instalado

  2. quartarepublica Says:

    O metano em altas concentrações é tóxico, mas, como se dissipa facilmente, não pode ser chamado um poluente. É uma molécula orgânica que existe na natureza, sem intervenção humana.
    Não vale a pena discutir sobre efeito de estufa porque não vou mudar a tua opinião. Só te vou pedir que compares o mais potente dos gases de estufa, o vapor de água que se mede em percentagem, com o segundo mais potente, o metano que se mede em partes por bilião – é estatisticamente insignificante. E se fosse significante, então, seria bom queimá-lo…
    O gás natural não é renovável, mas o hidratos de metano são-no parcialmente.
    Voltando à questão de ser ou não um poluente, a combustão liberta CO2 e vapor de água que não são poluentes. E sim, contribuem os dois para o efeito de estufa, mas, de uma forma tão insignificante que nem se nota entre a variabilidade natural.
    O metano é tão perigoso para a saúde humana como qualquer outro combustível – talvez a madeira não seja tanto, mas, não me parece boa ideia desflorestar mais o planeta.

  3. Entrevista ao presidente da Associação Portuguesa de Veículos a Gás Natural « Quarta República Says:

    […] O conteúdo desta entrevista, realizada por José Maria Pignatelli em Março de 2009 ao presidente da A.P.V.G.N. , vai de encontro àquilo que tenho vindo a defender – veja-se aqui e aqui. […]

  4. A Loureiro Says:

    Bom dia
    Os processos ACTUAIS para extrair o gas de xisto atacam a natureza. A poluiçao das aguas potaveis é ENORME.
    Nao sera melhor avaliar novos metodos de extraçao antes de haver AVENTURAS com consequencias gravese sem soluçao.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: